terça-feira, agosto 12, 2008

Memória: 133 anos de Carl Gustav Jung

Carl Gustav Jung nasceu em Julho de 1875 em Kesswil (Suiça), filho de Johann Paul Jung, um pastor protestante, e Emilie Preiswerk. Formou-se em medicina e especializou-se em psiquiatria, atuando profissionalmente no Hospital de Zurique. Interessado desde 1900 pelo livro "A Interpretação dos Sonhos", Jung iniciou correspondências com Freud em 1906, enviando-lhe seu livro "Psicologia da Demência Precoce". Um ano depois, ambos se conhecem pessoalmente e Freud o elegeria "príncipe herdeiro da psicanálise". Em 1911 Jung é nomeado o presidente da Associação Internacional de Psicanálise, porém, renuncia ao cargo após romper com Freud, em 1913, por ocasião da publicação de "Símbolos da transformação", onde começa suas divulgações sobre o inconsciente coletivo. É quando deixa de ser psicanalista para fundar a Psicologia Analítica. Faleceu em 06 de Junho de 1961, em Kusnacht.

Em memória à data de seu nascimento, transcrevo aqui alguns dos seus pensamentos e também algumas palavras de Marie-Louise von Franz, fundadora do C.G.Jung Institute de Zurique e uma das mais importantes colaboradoras de Jung.
Sabina Vanderlei

"Afinal de contas, são os erros que nos proporcionam os fundamentos da verdade,
e quando se ignora o que uma coisa é em si, já constitui um acréscimo de conhecimento saber o que ela não é."

"O terapeuta deve ter em mente que o paciente está ali para ser tratado e não para confirmar uma teoria."

"O principal objetivo da terapia psicológica não é transportar o paciente para um impossível estado de felicidade, mas sim ajudá-lo a adquirir firmeza e paciência diante do sofrimento.
A vida acontece num equilíbrio entre a alegria e a dor."

"Não posso lhe dizer como é um homem que goza de uma completa auto-realização, nunca vi nenhum... Antes de buscar a perfeição, devemos viver o homem comum, sem mutilação."

"Nós não podemos mudar nada sem que primeiro a aceitemos."

"Nos esquecemos do fato milenar de que Deus nos fala sobretudo através de sonhos..."

"- Dr. Jung, o Sr. acredita em Deus?
- Eu não preciso acreditar. Eu conheço."

"Aquilo que não adquirimos consciência se coloca em nossas vidas com destino."

"Paga-se mal a um mestre enquanto se permanece discípulo."

"Um homem que nunca tenha atravessado o inferno de suas paixões, nunca as superou."

Por estranho que pareça, as descobertas de Jung foram menos aceitas — ou foram aceitas com mais lentidão — em sua própria profissão, a psiquiatria acadêmica, do que em muitas outras. Líderes de outros campos científicos foram os primeiros a usar com proveito suas descobertas e idéias, e sempre foi a pessoa individual quem reagiu ao que encontrou na obra de Jung. Jung jamais foi um autor da moda; sua obra nunca foi fonte de nenhum 'ismo', tendo ele rejeitado movimentos e divisas. No seu octogésimo aniversário, realizaram-se duas celebrações. Para a primeira, foram enviados convites a pessoas cuidadosamente selecionadas, em sua maioria representantes oficiais de psicologia. Esse foi um evento um tanto formal, que o deixou cansado. Para a festa vespertina, contudo, permitiu-se a presença de todos quantos desejassem ver o grande homem: estudantes, pacientes, o jardineiro de Jung, vizinhos de Bollingen. Em suma, uma grande variedade de pessoas "importantes" e "desimportantes" foi dar os parabéns na segunda festividade. A atmosfera era calorosamente humana e animada, e Jung se demorou mais do que pretendia. No caminho de casa, ele disse: "Sim, essas são as pessoas que darão continuidade à minha obra, indivíduos isolados que sofrem e buscam, e que tentam seriamente aplicar minhas idéias à sua própria vida, e não aqueles que satisfazem sua vaidade pregando-as a outros".
(Marie-Louise von Franz - "C.G.Jung, Seu mito em nossa época")

http://www.bemyastrologer.com/aboutjung.html

http://www.astrologyclub.org/articles/singletons/mars/mars.htm#Jung

http://www.astrologyweekly.com/natal-charts/carl-gustav-jung.php

http://images.google.pt/imgres?imgurl=http://filmedodia.zip.net/images/jornada2.jpg&imgrefurl=http://filmedodia.zip.net/&h=400&w=272&sz=31&hl=pt-PT&start=76&tbnid=PXnuVXlS2rBxzM:&tbnh=124&tbnw=84&prev=/images%3Fq%3Dcarl%2Bjung%26start%3D60%26gbv%3D2%26ndsp%3D20%26hl%3Dpt-PT%26sa%3DN

pssttt: e o meu preferido pensamento de Jung!

pssiuu: obrigada, amiguinho Zé Mário pelo contributo! De Coimbra, sempre me envia belas ideias!!

Sem comentários: