domingo, abril 25, 2010

Uma vida que se cumpriu...

20 de Abril de 2010

Obrigada a tod@s pela presença, pelo carinho.
Acho que a despedida foi linda.
A Missa de Corpo Presente foi celebrada por um Celebrante extraordinário, Diácono Craveiro, que nos falou sobre a Vida e a Morte interligando o divino com o humano, numa linguagem muito actual.
As sobrinhas queridas Leninha de Évora e Guidinha de Coimbra participaram na Missa com as Leituras.
A neta Filipa leu (porque se emocionou imenso, aqui a Tia ajudou a ler) o texto escrito ao Avô o ano passado quando comemorou 80 anos:

Avô,
Todas aquelas memórias de que toda a gente fala, os serões a dar explicações, a paciência para fazer os caderninhos de matemática para ajudar os teus alunos, a altura em que trabalhavas com a meteorologia e a vida em Luanda não são bem as minhas memórias. Recordo um avô, um amigo, um contador de histórias e até um professor de pintura. Oferecias-me cassetes para eu ouvir, até aquela do Pinóquio, sentavas-me no teu colo e contavas-me histórias, como aquela do macaco na selva, ensinavas-me a pintar para depois teres muito orgulho daquilo que eu fazia e até me davas os teus truquezinhos de matemática (está te no sangue e não há nada a fazer). Lembro-me quando me foste mostrar o sítio onde trabalhaste, quando fizemos a nossa exposição e com muito orgulho dizias “foi a minha neta que pintou!”. Guardarei sempre com muita responsabilidade todo aquele trabalho que fizeste, todos aqueles cadernos cheios de perguntas e respostas para nos ajudar nos exames. Vão com toda a certeza ser úteis por muito mais tempo.
O avô Chico é a recordação de dedicação e carinho para todos os seus alunos e isso não me podia deixar mais feliz. Neste dia queria deixar um grande beijinho para o meu avô e agradecer por toda a boa disposição com que se levanta todos os dias.
Parabéns!!
Filipa

A filha mais nova, João falou-nos do “Livro da Gratidão”.

Este livro é composto por páginas por preencher que são de dois tipos: do lado esquerdo do livro são as páginas dedicadas à “Gratidão actual de coisas ou situações que já se possui”, ou seja, tudo o que temos na nossa Vida e muitas vezes (para não dizer quase sempre!) nos esquecemos de agradecer e de reconhecer que as temos, e as páginas do lado direito do livro são dedicadas às “Intenções de Gratidão”, para agradecermos com "Obrigado" e no "Presente", tudo aquilo que queremos melhorar e obter.

Num momento de grande intimidade, partilhou connosco como neste “livro” tem vindo a agradecer de forma quase diária, tudo de bom que tem na Vida (não chegando as linhas do lado esquerdo do livro, muitas vezes, para registar tantas coisas pelas que está grata) e mostrou como há frases que sempre repete, todas as vezes que escreve no livro. Folheou várias folhas do livro e mostrou a todos, páginas e páginas seguidas do lado esquerdo do livro, onde escreve sempre: “Obrigada pelos pais que tenho e pela educação que eles me deram”. Ela sublinhou que foi a educação que recebeu e tendo como exemplo de vida do nosso Pai, que o seu brio profissional, o sentimento da Amizade e a sua Alegria sempre têm sido valores que a norteiam na sua Vida.

A seguir eu li uma pequena nota…

Só umas palavras para agradecer… agradecer o exemplo e as recordações que nos deixas.
Encheste-nos a vida de amores, amor por Coimbra, amor por Angola, amor pela música: pelo fado de Coimbra, pelas mornas, por adivinhas, sobretudo pela Matemática e ultimamente por pintura.
Encheste-nos a vida de alegria e boa disposição, mas sobretudo de generosidade, pelo exemplo de ajuda aos outros e ultimamente ensinando-nos a ser generosos contigo.
Ensinaste-nos a olhar as nuvens e agora aprenderemos a procurar as estrelas…
Chegou o momento de dizer: viveste uma Vida que se cumpriu… quase que te ouvimos dizer: FRA! ou cantar um fado!
Estamos tristes mas gostámos muito de viver / conviver contigo. Obrigado.

Acho que a despedida foi linda. E foi especial! Como o meu Pai sempre foi.
Ontem, sábado passámos o dia com a nossa Mãe a agradecer a todos que nos acompanharam com a sua presença e carinho. Resolvemos oferecer uma foto com alguns dos quadros que pintou.

Uma pausa para os nossos olhos "passearem"...apreciarem e descobrirem...

Terminou uma Vida… mas ela permanece onde nunca se esquece, nas nossas memórias.
Lena

((http://sutseg.blogspot.com/2009/01/parabns-pelos-80-anos.html))